terça-feira, 31 de maio de 2016

COMPRA DE TERRENO, VEREADORES FORMALIZAM DENUNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Na data de hoje(31/05/2016), vereadores de nossa cidade protocolaram junto a Promotoria de Justiça, com representação neste Município, requerimento solicitando providencias daquele Órgão Ministerial para as averiguações legais e formais quanto a apuração do caso relacionado a compra do terreno destinado ao Polo Industrial desta cidade.   Terreno este adquirido pelo município de São Caitano/PE, na gestão do ex-prefeito JADIEL CORDEIRO BRAGA e que segundo os vereadores que assinam a petição alegam existir possíveis indícios de irregularidade, por constar escriturado e documentado um valor avaliado estimado em pouco mais de R$ 324.000,00 (trezentos e vinte quatro mil reais) e, no entanto o município pagou o dobro do valor avaliado ou seja R$650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais).
Dos treze vereadores que compõem a Casa Legislativa Sãocaitanense sete(07) assinaram o   requerimento/representação, foram eles: 
    1- JOÃO ALMEIDA LIMA NETO  (João Almeida);
    2- ABRAÃO CAETANO DA SILVA (Abraão);
    3- CLÉCIO LEAL DOS SANTOS (Lé Leal);
    4- JOÃO BELARMINO CERQUEIRA CHAVES (João Chaves);
    5- GERALDINO JOAQUIM DA SILVA (Geraldo da Galinha);
    6- GILDA MARAI FRANÇA DAS NEVES (Gilda Professora) e,
    7- LINDINALDO JOSÉ COSTA E SILVA (Lindinho da Lotação).
Segundo os vereadores o próximo passo a ser dado será no decorrer desta semana, onde os vereadores acima citados, pretendem formalizar esta mesma representação perante o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco-TCE-PE.



sábado, 14 de maio de 2016

SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA MUNICIPAL - O que falta para atender aos anseios dos Sãocaitanenses?

O que dizer sobre a falta de segurança pública em nossa cidade? a quem reclamar, para que os serviços sejam prestados de forma satisfatória? 
Recentemente publiquei neste Blog matéria a respeito da ROCAM, que em outra cidade é bem assistida enquanto aqui na nossa cidade o interesse pessoal de alguns fala mais alto  colocam dificuldade para que esta patrulha motorizada permaneça por aqui. No entanto, vejo que tudo não passa de picuinhas politicas e politiqueiras e  quem sofre é a nossa comunidade.
Não bastasse, o serviço de Segurança Publica que é prestado de forma  irregular pelo Estado, o nosso município ainda criou uma SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA MUNICIPAL, que não sei até hoje para que foi implantada ou melhor bem  sei, que foram criada três funções uma de Secretário e dois cargos em comissão.
Não é porque não tenha o que fazer, é claro que em termos da segurança publica dos nossos munícipes se  eles  quisesse fazer algo eles faziam, até porque  destaco aqui que o VEREADOR JOÃO ALMEIDA, no decorrer do período legislativo já fez vários requerimentos ao Sr. Prefeito, solicitando a implantação da Guarda Municipal. O Interessante é que a guarda municipal não foi implantada, no entanto uma Secretaria de Segurança Publica foi criada, mas, quem dera que esquecessem as picuinhas politicas e fizessem algo por nossa comunidade. Devo esclarecer aos amigos que o Vereador solicitante se apegou ao Art. 133 da LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, que foi instituída no ano de 1990. Agora pasmem os senhores com o texto deste Artigo.
Art. 133 – O Poder Executivo, no prazo de três meses a contar da data da promulgação desta Lei Orgânica, enviara à Câmara Municipal projeto de lei criando a Guarda Municipal.
Já consta 26 anos que a LEI ORGÂNICA DE SÃO CAITANO foi promulgada, de lá para cá quantos três meses se passaram? Quantos Prefeitos estiveram à frente de nosso município? Pergunto ainda, se a Lei não serviu para instalar a Guarda Municipal  a que Lei se submeteu nossos ex-prefeitos e submete-se o prefeito atual?
Hoje a nossa cidade está pior que ontem, pois, lembro bem que em minha adolescência, além do efetivo Policial Militar e dos Policiais Civis, existiam os guardas-noturnos, alguns deles bancados pela Prefeitura, já outros aos sábados iam ao pequeno comércio e nas residências particulares atrás de gorjetas, pelo serviço prestado, “saudades daqueles silvos (apitos) cortando o silencio na madrugada”.
Senhor Prefeito, Senhor Secretário de Segurança Pública Municipal, se os outros vereadores não tem coragem de lhe cobrar serviços eu aqui estou me associando aos pedidos formais feitos pelo Vereador João Almeida e creio que é o anseio de muitos Sãocaitanenses, façam valer a LEI ORGÂNICA MUNICIPAL o povo clama por segurança, mostrem para que foi criada esta tal Secretaria e, se o município não pode equipar comprando motos, que compre alguns pangarés ou bicicletas, contrate pessoal para trabalhar ou abra concurso público que seja para vigilante ou guarda-noturno, porque nós não aguentamos mais tanta falta de segurança.


quarta-feira, 11 de maio de 2016

ROCAM: ENQUANTO AUTORIDADES BRIGAM, O POVO SOFRE E CLAMA POR SEGURANÇA PÚBLICA.


Os amigos devem lembrar que a uns dias atrás, vereadores de nossa cidade quase se atracaram no recinto da Câmara de Vereadores de nossa cidade, motivo para tanta discórdia, o aluguel do prédio que dizem pertencer ao Vereador Geraldo da Galinha e que está alugado a Prefeitura Municipal, sendo que esta alugou e disponibilizou o referido prédio para a instalação da ROCAM.
Ora, se existe de fato um mal nisto seria bom que os vereadores que apontaram a possível irregularidade ao invés de ficarem batendo bocas denunciassem ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco-TCE-PE e ao Ministério Público de Contas de nosso Estado.  
No entanto, lembro que toda comunidade sãocaitanense, reclama e anseia por segurança publica, e que em nossa cidade há muito tempo perdeu-se aquele ar de ingenuidade e cortesia que seus habitantes dispensavam uns aos outros. Lembro que, em minha juventude não precisávamos e dificilmente encontrávamos uma residência toda gradeada ou cheia de cadeados, muito de nossos munícipes dormiam com as portas e janelas de suas residências abertas, hoje o cidadão quer seja ele comerciante ou não vive trancafiado dentro de sua residência e, a noite a não ser por motivos bastantes justo ele não sai de dentro de casa o cidadão é um refém e  vitima desta falta de segurança.
Voltando ao assunto prédio da ROCAM, seria bom que aqueles que se dizem preocupados com a formula utilizada pelo município para beneficiar esta patrulha motorizada que é disputada palmo a palmo pela cidade de SÃO BENTO DO UNA, fosse lá naquela cidade e procurassem saber, quais  os motivos que os moradores de lá lutam para tirar esta patrulha motorizada daqui de nossa cidade.
O índice de criminalidade em nosso Estado é altíssimo e em nossa cidade e em São Bento do Una/PE não é diferente, e este é um dos fatores para que lá eles ofertem o que os daqui nem se quer tem a coragem de cogitar, Conversei com alguns moradores daquela cidade e pasmem os senhores o efetivo policial disponibilizado pelo Estado para a cidade de São Bento do Una é muito, mais muito maior que o de nossa cidade, mesmo assim, quando eles (moradores) sabem que alguma moto está quebrada logo apertam a prefeita para providenciar a assistência mecânica. Lá, a prefeitura se comprometeu em  consertar as motos, mas,o combustível é pago pelo Estado e havendo a necessidade até o combustível é ofertado pelo município, pneu furado o município paga o conserto e caso haja dificuldade ou empecilho os comerciantes de lá ajudam, e quando a população tem conhecimento de que ela(ROCAM)sai ou saiu de lá os vereadores de lá e povo se unem para cobrar ação imediata da Prefeita e consequentemente do Comando Militar.
Bom aqui, ao invés de estarem procurando favorecidos e favorecimentos e tentando como tentaram tirar esta patrulha devolvendo ao Estado, mesmo sabendo que quem iria sofrer as consequências era o nosso povo, pela falta desta prestação de serviço.  Senhores juntem-se a este povo sofrido e vejam um meio ou o método a ser utilizado para que possam ofertar uma condição de trabalho aqueles policiais. Não adianta termos o Prédio/instalações da ROCAM neste município e em contra partida eles não poderem trabalhar devido estarem aguardando por um conserto que em muitas das vezes não é caro, mas, infelizmente o município não tem autonomia para mandar fazer, de que adianta ter as instalações e ao mesmo tempo não poder contar com o efetivo disponível, porque falta a eles o principal instrumento de trabalho, a moto.
É bom, os senhores vereadores observarem que, quem está prejudicada é a nossa comunidade.Vejam que no inicio a formação desta patrulha eram 03(três) PM’S motorizados, ultimamente observei que haviam apenas 02(dois). Sendo assim pergunto, tem ou não tem algo errado?  Os senhores deviam procurar saber o que é que está havendo ou o que falta para que nossos munícipes possam contar com esta prestação de serviço 24 horas, e havendo dificuldades procurarem ou ofertem uma solução ou os meios legais para que o nosso município possa prestar o apoio necessário àquela instituição que com toda certeza os cidadãos Sãocaitanenses irão agradecer.  
DE CARA COM A VERDADE.    É ASSIM QUE SE FAZ!
  









segunda-feira, 9 de maio de 2016

EM SÃO CAITANO/PE, MUITOS JOVENS E ADOLESCENTES REUNIDOS EM FESTA PÚBLICA + FALTA DE SEGURANÇA + BEBIDA = a..... ?

Os Sãocaitanenses reclamam que no dia a dia lhes faltam a segurança publica. O que dizer de um dia de domingo (dia das mães) comemorações em família, tendo ainda, no final da tarde uma disputa no futebol e como sempre acirrada pelo titulo de campeão do Estado, já dá para imaginar que o efetivo policial neste último domingo e não só em nossa cidade mais em todo o Estado de Pernambuco iria ter um pouco de trabalho. 
Agora imaginem, além dos possíveis problemas a serem enfrentados pela policia com as comemorações previstas, ainda ter em nossa cidade um trio elétrico para uma festa em comemoração ao não sei o que e sem os devidos meios de segurança, muita bebida e muitos jovens e adolescentes embriagados. Bom, se levarmos em conta de que na hora do agradecimento/discurso os jogos pelos campeonatos de futebol em todo pais já haviam encerrado há mais de 03(três)horas, o discurso de RUMO A VITÓRIA, ficou mais que claro aos que ali estavam, que aquela festa era de cunho politico eleitoral. Agora, junte-se ao que estavam comemorando antes, mais os ingredientes "futebol e politica", não poderia haver uma combinação pior para os já embriagados e fanáticos "torcedores e eleitores" de clubes pernambucos e facções politicas opostas e o resultado destas combinações em nossa cidade não poderia ser outro, pois é,mais uma vez uma festa que é finalizada antes da apresentação da última atração, desta vez encerrada, logo no inicio. Os motivos acredito não ser necessário e nem ser preciso detalhar, porque os senhores já sabem, é o de sempre, aí eu pergunto: Será que os organizadores contrataram segurança particular para o evento? foi solicitado reforço policial ou se utilizaram do efetivo que deveria estar servindo a população da nossa cidade? 
Ora o efetivo policial designado para o município nesta data, imagino que seria para cobrir toda a cidade em virtude das comemorações alusivas ao dia das mães e não aquela "festividade" no entanto, este efetivo foi deslocado para o local da concentração, onde, tentaram apaziguar os ânimos e controlar uma situação que quase saiu do controle. Não sei se a força policial chegou a prender alguém, porque não dava tempo, na medida do possível eles estavam apenas apartando brigas o que deveria ser trabalho para seguranças particulares cuja contratação é parte dos organizadores do evento. Observei que, eram apenas duas viaturas e 05 (cinco), cinco policiais para um público que estimei em aproximadamente 3(três) mil pessoas entre participantes e espectadores.  Graças ao nosso bom Deus, e a ação que aqui registro com destaque do EFETIVO POLICIAL que ali estiveram não aconteceu algo mais sério porque acertadamente encerram o evento, não sei de quem partiu a ordem para o encerramento mas, acredito que por determinação do comando policial porque, se não fosse encerrado não teriam eles(policiais) muito o que fazer e hoje muitas mães Sãocaitanenses poderiam estar lamentando o final triste ou trágico para um DIA DAS MÃES em nosso município.
DE CARA COM A VERDADE festa em via pública sem as devidas precauções de segurança, infelizmente não se deve fazer e, NÃO É ASSIM QUE SE FAZ!


















sexta-feira, 6 de maio de 2016

CEMITÉRIO JARDIM DA SAUDADE (Denúncia anônima)

No dia 01/05/2016(domingo) recebi em minha caixa de mensagem do facebook, uma denuncia, dando conta de que o cemitério novo, estava sendo tratado com deszelo: grade quebrada e amarrada de corda; desde que o cemitério foi inaugurado as lâmpadas ficam acessas durante o dia e a noite; a porta do necrotério está quebrada com material de trabalho guardados sem nenhuma segurança além de alguns materiais que ficam espalhados; em algumas quadras o mato está alto em outra existe um formigueiro que já esta tomando conta da passarela, além do mato crescendo no meio da passarela(piso).  Na informação constava ainda que: cachorros estão sendo criados lá dentro e que eles deitam dentro das quadras(em cima das covas) a informação dá conta de que eles estão lá, porque não existe o funcionário (vigia).
De posse desta denuncia, na data de ontem 04/05/2016 (quarta-feira) às 06 horas da manhã, fiz uma visita ao cemitério no intuito de constatar ou não o teor da denuncia recebida.  Lá, não precisei pular muros ou arrombar portas, sem nenhum empecilho, entrei e pude comprovar a veracidade das informações, registrando tudo em fotos. Sai daquele local às 06h e 47 min., sem que uma vivalma me abordasse. 
Liguei para a Prefeitura procurando saber, qual Secretaria responde pela manutenção de nossos cemitérios, fui informado que era a Secretaria de Administração que tem a frente o Sr. Naelson, entrei em contato com ele e informei da denuncia anônima recebida e que eu havia ido ao local e comprovado todo teor daquela reclamação, inclusive de que eu estava de posse de diversas fotos que eu havia registrado naquele local. Disse-me ele que: o cemitério tem por administrador o Senhor Rafael Cordeiro e que ele Secretário não tinha conhecimento de que estavam ocorrendo estas irregularidades,e que assim terminássemos a ligação iria entrar em contato com o administrador daquele cemitério para que as providencias urgentes fossem tomadas. 
Comuniquei ao Sr. Naelson  que pretendia formalizar a denuncia fazendo a entrega de cópias do material ao administrador do cemitério e que ele solicita-se ao Senhor Rafael Cordeiro, para entregar em contato comigo para que eu fizesse a entrega dos documentos que estavam em minhas mãos.  Antes de encerrar a ligação, o Secretario de Administração,  agradeceu pelas informações recebidas e mesmo sendo uma denuncia anonima parabenizou a pessoa pela iniciativa tomada e ao DE CARA COM A VERDADE, pela forma de trabalhar, buscando resolver os problemas de nossa cidade.
Pouco tempo depois o Sr. Rafael, me ligou e marcamos de nos encontrar-lá no cemitério, voltei aquela localidade e ele me explicou que:  Quanto a dobradiça do portão que encontra-se quebrada o rapaz ficou de vir soldar e ainda não veio, o telhado descoberto é porque a madeira será cortada rente a parede e o serralheiro só poderá ir aquela localidade na próxima semana e este mesmo profissional é quem irá colocar a porta do necrotério no lugar, porta esta que foi arrombada por vândalos que invadiram aquele local na tentativa de praticar furtos, quanto a limpeza das quadras, esta foi iniciada desde a última segunda-feira e que o pessoal esta dando continuidade na retirada dos matos e quanto as lampadas acessas, lá existem um quadro de disjuntores e os funcionários ficam encarregados de no final do expediente(tarde) ligar e ao chegarem pela manhã desligarem. Mas, ele irá verificar todas as irregularidades apontadas e que irá tomar as medidas cabíveis, para que na próxima semana esteja tudo regulariza e organizado.
Quanto as lâmpadas acessas sugeri que solicitasse a colocação de  uma fotocélula  que com certeza irá resolver o problema naquele patrimônio  público. Ao final, me comprometi em fazer nova visita aquele cemitério no dia 19/05/2016, para verificar se realmente as irregularidades foram sanadas. Mas, caso ele regularize as falhas apontadas antes desta data poderia me informar que voltarei lá, para fazer novo registro com o antes e o depois destas reclamações.   
DE CARA COM A VERDADE.