sábado, 27 de fevereiro de 2016

Gerente da COMPESA - SÃO CAITANO/PE, prestou esclarecimento a uma Comissão formada por moradores da Rua MAJOR JOÃO FERREIRA e o DE CARA COM A VERDADE estava presente.



No dia 25/02/2016(quinta-feira) por volta das 09hs, o Sr. RONILDO FORTUNATO DOS SANTOS, nos procurou relatando a sua indignação e a dos moradores da Rua Major João Ferreira, no bairro do Cabugá. Segundo ele, há mais de 30(trinta) dias que a COMPESA, órgão local não libera o precioso liquido para aquela rua e que ele é sabedor de que existe um Termo de Ajustamento de Conduta, celebrado entre o Ministério Público nesta cidade e aquela Empresa Estatal. Neste termo ficou determinado que: o cliente daquela empresa, neste município que não receber água no período de 30(trinta) dias estará desobrigado de pagar a conta-fatura referente aquele período/mês. Continuando o Sr. RONILDO nos informava que não é do interesse dos moradores daquela rua acionar o Poder Judiciário para ter os seus direitos garantidos, eles apenas querem é ver o liquido jorrando em suas torneiras.
 Juntamente com o Sr. RONILDO nos dirigimos ao Escritório local da COMPESA e fomos informados de que o Gerente Sr. AIRON, como rotina de trabalho estava vistoriando as barragens que abastecem a nossa cidade. Conseguimos contato telefônico com o Sr. AIRON e o DE CARA COM A VERDADE solicitou que ele atende-se a uma Comissão de moradores formada por reclamantes residentes na Rua Major João Ferreira, sugestão aceita e horário marcado para as 14hs e 30min. daquele dia.
A  Comissão de moradores foi formada sendo composta pelos Srs. RONILDO, WILLIAN, LUZIELIO, ANTONIO e Sras. MARIA APARECIDA e MANUELA.  No horário previamente marcado eles compareceram a Sede local da COMPESA, onde foram atendidos pelo GERENTE Sr. AIRON, que deixou os Membros da referida Comissão à vontade para fazerem diversas perguntas e tirarem suas dúvidas, dentre as perguntas e respostas, destacamos as seguintes: 
COMISSÃO: Estamos a mais de 35(trinta e cinco) dias sem receber água nas torneiras, quais os motivos da falta e quando teremos o liquido em nossas torneiras, já que alguns moradores tomaram conhecimento de que a água para a nossa rua só deverá ser liberada no dia 16 de março? 
AIRON- Gerente: Existe um calendário, que os Senhores podem obter no site da COMPESA, calendário este que nos temos que cumprir fielmente, ocorreu que no período de carnaval, caiu um poste na região do brejo e a CELPE, passou cinco dias para fazer o reparo e com isto atrasou todo calendário de abastecimento da cidade e eu como gerente local não posso pular as etapas a serem cumpridas e que estão determinadas no Calendário de Abastecimento. Estava previsto para a Rua dos Senhores que seria dia 29 de fevereiro, porém devido ao acontecimento foi adiada para o dia 08 de março conforme já consta no novo Calendário e não dia 16 de março, como estão informando.
COMISSÃO: Porque tanta falta d’água já que todos sabem que a barragem do Brejo dos Coelhos esta transbordando, com água se desperdiçando?
AIRON- Gerente: Não existe água se desperdiçando, São Caitano, tem 04(quatro) barragens que abastecem o município, sendo que duas estão cheias, uma esta seca e a outra com as poucas chuvas que tivemos encontra-se no nível chamado de volume morto, hoje pela manhã estive visitando estas barragens e já estamos trabalhando no sentido de transferir o “VOLUME MORTO” da barragem de Taquara para reforçar o abastecimento da cidade. E com isto, vamos tentar normalizar o Calendário de abastecimento que se encontra atrasado.
COMISSÃOPorque existem ruas que água passa várias dias e no mesmo setor outras residencias,   quando chega só passa 01(um) dia ou poucas horas, qual é a explicação para este descaso?
AIRON- Gerente: Na verdade quem mais sofre são os usuários das áreas altas, porque quando a água é liberada quem está na parte baixa não só se abastecem como ficam usando a água recebida diretamente da rede e para podermos atingir o cliente no final da rede é necessário passarmos mais dias com a parte baixa sendo abastecida.
DE CARA COM A VERDADE: O que a COMPESA pode fazer ou tem feito para minimizar as dificuldades pelo desabastecimento dos Sãocaitanenses?
AIRON- Gerente: Hoje nos contamos com cinco (05) veículos contratados, para abastecer o Hospital, Escolas, enfim órgãos públicos, idosos, doentes e pessoas com deficiências.
COMISSÃO: Os moradores de nossa rua estão há mais de trinta dias sem água. O Senhor pode liberar um caminhão d’água para abastecer nossas cisternas?
AIRON- Gerente: Infelizmente não, caso libere para abastecimento direto na cisterna de cada um dos Senhores, terei que fazer o mesmo para todos os nossos clientes e isto não é viável.  O período ainda é propicio é escasso, ou seja de poucas chuvas nas bacias de nossas adutoras .  Hoje, nos temos quase 10.000 (dez mil) ligações e liberar carros pipas para abastecer diretamente nas cisternas de cada usuário solicitante, iria contribuir seriamente para prejudicar todo o controle de abastecimento e nível dos reservatórios.
COMISSÃO: A COMPESA teria como abrir a rede de abastecimento para nossa localidade, por duas ou três horas ou que alternativa o senhor oferece para o nosso abastecimento?
AIRON- Gerente: Infelizmente descarto a possibilidade de abrir os registros para abastecimento sem que esteja previsto no Calendário de Abastecimento da Companhia.  Como já disse anteriormente, existem regras e eu como funcionário tenho que cumprir fielmente. No entanto, me comprometo não só com os moradores da Rua Major João Ferreira, mas, com todos os usuários e clientes desta empresa, que havendo solicitação conjunta vamos liberar quantos carros pipas sejam necessários para o abastecimento de qualquer localidade.  Carros pipas serão enviados e a água será colocada em latas, baldes e bombonas, só não podemos colocar diretamente na cisterna de qualquer que seja o cliente.
DE CARA COM A VERDADE: Sr. Airon, temos em nossas mãos uma cópia do Jornal SÃO CAETANO NOTÍCIAS datado de março de 2009, com a seguinte publicação: NÃO PAGUE À COMPESA, onde informa que existe um TAC- Termo de Ajustamento de Conduta, datado de 13 de maio de 1993. Está determinação será cumprida pela COMPESA, com os consumidores que passarem mais de trinta dias sem receber água em suas torneiras.
AIRON- Gerente: Vejam que o problema do abastecimento não é de hoje, e que a culpa não é desta gerência, mas, a orientação vai ser seguida. Todo cliente que nos procurar pela falta de abastecimento há mais de trinta dias, e que seja comprovado à falta de movimentação da leitura anterior para a atual em seu hidrômetro é claro que estas faturas serão canceladas no sistema de cobrança da COMPESA.

DE CARA COM A VERDADE: Dentre tantas perguntas e respostas, restou à certeza de que os componentes da Comissão de Moradores da Rua Major João Ferreira, embora não tenham conseguido o que pretendiam inicialmente que seria água em suas torneiras, deram-se por satisfeitos com as respostas e com os meios oferecidos para minimizar os problemas dos moradores daquela rua, desta forma o DE CARA COM A VERDADE, pelo seu objetivo cumprido, não vai deixar de fazer a sua critica porque restou claro para nós que, há muito tempo nos falta uma barragem de grande porte, e para isto, devemos cobrar o envolvimento dos políticos desta cidade, vereadores, prefeito, vice-prefeito, deputados Estadual e Federal, Senador e Governador, digo isto, porque este interlocutor tem a humildade de reconhecer que apesar de nunca ter votado nele, a situação do abastecimento d’água em nossa cidade, não está pior devido à ação do ex-deputado estadual desta terra Sr. Esmeraldo Santos, que tantos apelos e lamentações fez em cima de palanques e na Assembleia Legislativa, até que na época o Governador de nosso Estado, talvez contra a vontade dele se viu quase que na obrigação de fazer algo pelos moradores desta cidade.   
 Não esqueçamos também, que este ano teremos eleição municipal e os oportunistas e aproveitadores de plantão começam a se organizarem, muitos irão aparecer de ultima hora oferecendo carros pipas ou medidas paliativas e eleitoreiras, na tentativa de ludibriar o nosso povo, abram os olhos escolham melhor seus representantes, digam não ao “ZÉ DA ÁGUA”, ao “JOÃO DA LUZ”, aos “MANÉS DO FUTEBOL” e a tantos outros que se apegam a uma classe sofrida da sociedade na tentativa de tirar proveitos apenas para se eleger ou servir de escadas para tantas "raposas politicas" que até hoje nada fizeram ou nada fazem em prol do povo Sãocaitanense. Acordem! para reivindicar, unam-se a seus vizinhos e amigos, lembrem do proverbio popular "O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO". 
(TEXTO, EXTRAÍDO NO GOOGLE):  O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO.   Essa frase, que tem permeado o conceito de conquistas através da mobilização da sociedade civil organizada, reflete uma realidade inegável: a união das pessoas em torno de determinadas causas vem produzindo fenômenos sociais com poder e energia que historicamente mostram ser capazes de reverter e mudar cenários e situações. (Texto: Dr. Carlos Oliveira).

 Aos caros leitores, que assim como nós e o Sr. RONILDO FORTUNATO DOS SANTOS, estão indignados com a situação apresentada pela falta de investimentos neste município por parte da empresa COMPESA, ou não concordam com a prestação irregular dos serviços também de outras empresas ou órgãos públicos nesta cidade, conte conosco, vamos formar Comissões ou Associações e juntos iremos reivindicar as melhorias na prestação dos serviços, quer seja: perante aquele órgão público ou empresa ou diretamente ao Ministério Publico ou o Poder Judiciário nesta cidade, vamos exigir que nossos direitos de usuários ou consumidores sejam cumpridos.
 Finalizando, o DE CARA COM A VERDADE, juntamente com os Membros da Comissão de moradores da RUA MAJOR JOÃO FERREIRA, agradecem ao Gerente da COMPESA Sr. AIRON, pelos esclarecimentos prestados e por seu empenho na tentativa de transparecer as dificuldades enfrentadas no dia a dia quanto à questão abastecimento d’água em nossa cidade, entendemos que ele está ali apenas cumprindo o seu papel de funcionário público.   Por fim, suas explicações nos deu a certeza de que o problema é extenso e não é de hoje, que ao longo dos anos medidas paliativas foram adotadas, mas, faltam investimentos e um maior compromisso da Empresa prestadora de serviço (COMPESA) com os usuários. No entanto, devemos ser conscientes para que não ofereçamos criticam gratuitas e diretas as pessoas que estão trabalhando e apenas cumprindo determinações de seus superiores.  No mais, tenha certeza que iremos repassar as informações recebidas, não só aos moradores da Rua Major João Ferreira, enfim, aos moradores de nossa cidade, porque no DE CARA COM A VERDADE.              É ASSIM QUE SE FAZ!   














sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ENTULHO RETIRADO, MORADOR SATISFEITO.


 O Sr. JOSENILDO, residente na Rua Caetana de Pontes,nº 28- Centro- nesta cidade, no dia 24/02/2016 enviou a nossa redação a informação de que em frente a sua residencia encontrava-se vários galhos de uma arvore que foi cortada, sendo que estes galhos estão lá há mais de 30(trinta) dias todas as segundas, quartas e sextas-feiras o carro do lixo passa naquela Rua e não recolhe este material, o Sr. Josenildo, informou que a noite aquele entulho lhe causa temor porque vândalos podem tocar fogo ou servir para ação de marginal que pode se esconder e causar algum mal a ele ou a seus familiares ou ate mesmo a qualquer dos moradores que por ali transitarem no horário noturno.
 Enviamos a reclamação ao  Setor de Limpeza Urbana Municipal, que nos informou,que os Garis  e o veiculo destinado ao recolhimento de lixo, tem a determinação de não recolherem este tipo de material, e que infelizmente os moradores de nossa cidade não informam previamente ao setor de Paisagismo e Urbanismo da nossa cidade, a necessidade de efetuar a poda ou o corte da árvore, sendo que na segunda hipótese fazem sem qualquer autorização, concluem a nota informando que não sabiam deste entulho e que iriam enviar funcionários para efetuarem a limpeza no local.
 Hoje 26/02/2016(sexta-feira) estivemos naquela localidade e conforme fotos abaixo, podemos comprovar que a ação foi concluída com a retirada do entulho, desta forma o DE CARA COM A VERDADE, vem parabenizar e agradecer aos funcionários do setor de limpeza urbana do município por terem atendidos a nossa solicitação e a reclamação do morador da Rua Caetana de Pontes, porque no DE CARA COM A VERDADE,     É ASSIM QUE SE FAZ!.  
ANTES:


DEPOIS:


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Limpeza, P A R A B É N S!

No dia 12/02/2016 (sexta-feira), registrei em fotos e vídeos a situação em que se encontrava o canal de saneamento ao lado do CRAS Cabugá. O terreno  ao lado do canal, já haviam feito a limpeza inclusive com a retirada dos matos. Lá, encontrei um saneamento estourado e um vazamento de água limpa escorrendo de uma determinada residência, filmei e fotografei alguns bolsões de água limpa e outros de dejetos. Nestes bolsões haviam larvas, mosquitos e moscas sem contarmos com a fedentina exalada nas proximidades do saneamento estourado. O canal ao longo de sua extensão estava quase que totalmente coberto por matos, local ideal para proliferação de: moscas, mosquitos, muriçocas, ratos e baratas.

Com cópia do material(DVD) demonstrando as irregularidades encontradas me dirigi até a sede da Prefeitura Municipal, onde fiz a  entrega do material ao Sr.NAELSON - Secretário de Administração, que se encarregou de levar ao conhecimento da Secretária de Saúde Pública e da Secretária de Obras e Urbanismo de nossa cidade, no dia 15 de fevereiro(segunda-feira) a SECRETARIA DE SAÚDE PUBLICA, enviou um funcionário ao local. Os bolsões de água limpa com focos de mosquitos, não mais existiam, motivos: ou o morador havia consertado o vazamento ou a fonte havia secado. Quanto ao esgoto estourado, ainda corria livremente, não sei qual a providencia que foi ou será adotada. 

Hoje, (23/02/2016), fui até o local e constatei que a limpeza do canal com a retirada dos matos foi efetuada acabando com os focos e criadouros de moscas/mosquitos e outros insetos. Liguei para o Departamento de Obras e Urbanismo de nossa cidade e as informações que obtive dão conta de que, estão realizando a limpeza também de outros canais, e que no momento da ligação telefônica, funcionários daquele departamento estavam limpando o canal localizado por trás da residência do Sr. “JOBINHO”. 


Em tempos de peleja conta o mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, febre Zika e a Chikungunya, independente de quem foi autorização ou quais Programas foram  ou estão sendo executados, isto me dá a certeza de que a forma de agir do DE CARA COM A VERDADE, está produzindo resultados, pois, os pedidos ou reclamações foram ou estão sendo atendidos.
Pelas ações e serviços realizados no local o DE CARA COM A VERDADE vem não só registrar os fatos e a ação dos funcionários das SECRETARIAS DE SAÚDE e de OBRAS e URBANISMO de nossa cidade,como também, através de suas representantes: Sra.NADJA KELLY DE MENEZES- Sec. de Sáude  e Sra. CLÉLIA GIANNI MACÊDO LEAL CAVALCANTI,-Sec. de Obras e Urbanismo, fazemos questão de registrar aqui os agradecimentos, parabenizando a todos porque, cobrar ações e serviços e reconhecer quando estes forem realizados no DE CARA COM A VERDADE,  É ASSIM QUE SE FAZ!.  
  ANTES:
 

DEPOIS:








DE CARA COM A VERDADE.    É ASSIM QUE SE FAZ!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

ELETRICISTAS DA PREFEITURA DE SÃO CAITANO/PE, ENFRENTAM DIFICULDADES PARA TROCAR LÂMPADAS QUEIMADAS NOS POSTES DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA.

O comerciante Sr. José Florêncio Pereira, residente na Rua 04 de Outubro reclamou pela falta de iluminação pública nas proximidades de sua residência, até porque no mesmo local ele tem uma lanchonete que funciona também no horário noturno. O que tem lhe causado revolta é o fato de ter ao lado de sua residência e comércio, um poste de iluminação publica que há mais de um (01) ano encontra-se com a lâmpada apagada. O Sr. José Florêncio, reclama com toda razão porque a taxa de iluminação ou contribuição de iluminação publica não deixa devir todos os meses, na fatura da CELPE como se não bastasse por não ter o serviço prestado pelo órgão público competente, durante a noite ele ainda se vê com a obrigação de manter lâmpadas acesas em frente ao seu estabelecimento comercial, ou seja, pagando para iluminar a via publica, na tentativa de evitar ações de marginais, Sr. José Florêncio informa que já havia solicitado a um determinado vereador e que apesar de ter se comprometido com o comerciante até a data desta reclamação o vereador não cumpriu com o prometido.

DE CARA COM A VERDADE, procurou o Departamento de Obras desta cidade, e fomos informados que: A CELPE repassou ao Município a responsabilidade de manter o bom funcionamento da iluminação pública, assim como, substituições de lâmpadas queimadas. Relês e reatores, sendo que: até a presente data e apesar dos esforços do Prefeito e da Secretária de Obras deste Município, ela (CELPE) não se prontificou em primeiro entregar todos os postes de iluminação publica em pleno funcionamento. Foi feito um levantamento pelo Município, juntamente com um representante da CELPE e constataram que 70% dos postes de iluminação estão faltando peças, com materiais em péssimo estado de conservação, muitos faltando lâmpadas ou com elas queimadas ou fora do padrão atual. Quanto a isto se gerou um impasse, porque a Prefeitura não tem condições de repor todo material faltoso e a CELPE não quer fazer a sua parte, sendo assim, a ASSOCIAÇÃO MUNICIPALISTA DE PERNAMBUCO- AMUPE está entrando como uma representação Judicial conta a CELPE no intuito de que ela entregue aos municípios uma iluminação pública, 100% revisada e funcionando corretamente.

Quanto à reclamação do Comerciante Sr. José Florêncio, a Secretaria de Obras informa que foram enviados ao local os eletricistas da Prefeitura, para revisar a instalação daquele poste (ligação, relê e reator) e eles detectaram que a lâmpada está queimada, neste caso enquanto não se resolvem os problemas com a CELPE, devido ao quantitativo de lâmpadas queimadas e em luminárias de difícil acesso visto que o Município não tem um veiculo Munck para transportar o eletricista até próximo à calha da lâmpada e assim, efetuar a troca, está reclamação está registrada e no aguardo de que o município contrate uma empresa para este fim ou, assim que tiver o equipamento adequado, será procedida reposição/troca daquela lâmpada.

DE CARA COM A VERDADE:  desta vez não obtivemos êxito em ter um problema solucionado, no entanto, temos a certeza de que contribuímos para esclarecer, não só ao reclamante Sr. José Florêncio, mas também a vários moradores deste município, que convivem diariamente com este aborrecimento que é ter nas proximidades de suas residências um poste com lâmpada queimada ou faltando os acessórios necessários para sua funcionalidade. Assim, só nos resta dizer que cumprimos com nosso objetivo em levar a informação e os esclarecimentos ao povo de nossa cidade  porque:
      DE CARA COM A VERDADE.          É ASSIM QUE SE FAZ!